Gama

12 de Janeiro 2015

Nova geração do super-carro NSX (New Sports eXperience) concebido para oferecer uma nova e fantástica experiência desportiva

DETROIT, 12 de Janeiro de 2015 – Vinte cinco anos depois da estreia do NSX original, um supercarro que definiu novos paradigmas, a Honda revela hoje à imprensa mundial da especialidade, durante o Salão Automóvel Internacional Norte-Americano de 2015, a versão de produção do seu muito aguardado sucessor – o NSX da próxima geração, desenvolvido nos EUA. Este modelo de produção, apresentado em Vermelho cintilante característico do NSX, entrou no palco com um rugido do seu motor de duplo turbo.

O NSX da nova geração reflecte o estilo, o design e as especificações de produção de um super-carro híbrido, de motor em posição central, com a subsidiária da Honda nos USA (Acura) a anunciar os pormenores de design e performance deste novo modelo. A empresa vai começar a receber encomendas, deste novo modelo, durante o próximo Verão, com as entregas previstas para o final do ano.

Criado especificamente para trazer uma nova experiência desportiva ao segmento dos supercarros, o NSX desafia todo o convencionalismo há muito enraizado neste sector – tal como aconteceu com a primeira geração deste modelo há 25 anos atrás. Isso é conseguido graças à motorização totalmente nova – uma unidade V6 DOHC a 75 graus de duplo turbo compressor e com transmissão de dupla embraiagem (DCT), caixa de 9 velocidades e sistema híbrido desportivo de três motores eléctricos – tudo integrado numa carroçaria multimaterial ultra-rígida e de peso reduzido, que apresenta aplicações de materiais e processos de fabrico que são novidade mundial. Desenvolvido segundo o conceito de supercarro para o ser humano, um carro que coloca o condutor sempre em primeiro em todos os aspectos do seu estilo, a próxima geração do NSX vai dinamizar a motorização híbrida de tecnologia de ponta deste super-carro, bem como a sua carroçaria e o seu chassis, de forma a oferecer respostas excepcionalmente intuitivas e imediatas às acções do condutor.

― O nosso compromisso foi criar um NSX totalmente novo que fosse fiel à tradição e herança do NSX original – um super-carro que oferecesse uma nova experiência de condução, onde todo o veículo respeitasse o seu componente mais inteligente, o condutor, comentou Mike Accavitti, vice-presidente sénior e director-geral da Divisão Acura. “A alma de um carro é a ligação emocional que este faz com o condutor. No NSX, essa ligação será intensa e imediata.”

A próxima geração do NSX foi criada de raiz, o resultado de quase três anos de intenso desenvolvimento por uma equipa global de design e engenharia liderada por engenheiros do centro de desenvolvimento da empresa localizado em Raymond, Ohio.

― A nossa equipa global abraçou o desafio de criar uma nova experiência em termos de automóveis desportivos, fomentando novas tecnologias de forma a poder oferecer performances incrivelmente vivas, num veículo que responde de maneira intuitiva e imediata às vontades do condutor, comentou Ted Klaus, engenheiro-chefe e líder de desenvolvimento global do projecto do novo NSX. O NSX representa o expoente máximo das performances de um super-carro, com acelerações, sem nenhum atraso, e com um comportamento dinâmico fantástico que inspira confiança.​

Design Exterior Dinâmico Interligado

“O novo NSX é um produto que apelidámos de Design Dinâmico Interligado”, disse Michelle Christensen, Líder de Projecto do Design Exterior do NSX. “Isto representa a mistura ideal entre o formato e a função de um super-carro desportivo exótico.”


A carroçaria do NSX possui proporções clássicas, larga e de baixa altura, com acabamentos modernos e sedutores, uma frente agressiva e luzes traseiras que prestam homenagem ao NSX original. As entradas de ar laterais e os pilares C flutuantes, características de assinatura deste modelo, recolhem o ar que faz respirar o motor colocado em posição central e dirigem o fluxo de ar sobre a traseira, aumentando a força descendente sobre esta metade do carro. Para acomodar o novo motor V6 de duplo turbo e a transmissão DCT de 9 velocidades, as dimensões do veículo de produção são um pouco mais compridas (+76,20 mm) e largas (+25,40 mm), numa disposição em que o habitáculo está um pouco mais avançado, em comparação com as proporções do Protótipo do NSX apresentado em 2012.

Todos os elementos do design exterior da carroçaria foram cuidadosamente estudados tendo em consideração a gestão integral dos fluxos aerodinâmicos, de forma a garantir a necessária força descendente sobre a carroçaria e assegurar as necessidades em termos de estabilidade e arrefecimento dos sistemas do veículo. O NSX foi sujeito a testes exaustivos no avançado túnel de vento da empresa, localizado em Raymond, Ohio e que originaram um número significativo de alterações entre o protótipo e o design final da carroçaria, incluindo modificação nas grelhas do capot, novas entradas de ar nos guarda-lamas dianteiros, modificações nas entradas laterais e spoiler traseiro optimizado.

Cockpit de Suporte Humano

― Em linha com o conceito "supercarro para o ser humano" usado durante a fase de desenvolvimento, o NSX foi concebido desde o início com um foco inequívoco no condutor, comentou Johnathan Norman, Líder de Projecto do Design Interior do NSX. Tal como o NSX original, criámos um "Cockpit de Suporte Humano" que oferece excelente controlo, visibilidade e disposição dos elementos essenciais à condução, mas mais evoluído, para ir de encontro aos requisitos das performances extremas que se esperam de um super-carro moderno.

O interior do NSX apresenta uma fantástica visibilidade para a frente, com comandos simples e intuitivos e ergonomia topo-de-classe de forma mais notável no banco, que oferece um apoio fenomenal e um conforto excelente, com grande facilidade ao entrar e sair.

O painel de instrumentos do NSX possui mostrador dinâmico TFT e responde às alterações do condutor sobre o Sistema Integrado Dinâmico, com os correspondentes gráficos e demais informações. A consola central inclui o botão Power, que faz acordar a motorização híbrida desportiva, alojado no centro do botão de comando do novo Sistema Integrado de Dinâmica. Interligado por baixo do painel do tablier, em pele trabalhada à mão, temos uma estrutura intermédia exposta – um membro funcional e estrutural do chassis que reflecte a estética de design de uma moto naked desportiva. Os pilares A, de design ultrafino mas muito robusto e o painel de instrumentos de montagem rebaixada reduzem ao mínimo as obstruções à vista do condutor para a estrada.

Motorização Híbrida Desportiva

Na tradição da filosofia patente no NSX original, a próxima geração deste modelo foi concebida para oferecer uma nova experiência em termos de condução de um automóvel desportivo que maximiza as capacidades do condutor e oferece respostas intuitivas de confiança, à vontade do condutor.

Os engenheiros da Honda aproveitaram todos os conhecimentos da empresa em termos de motores de altas performances e de tecnologias de motorizações híbridas eléctricas, bem como as duas décadas de experiência com tecnologias de vectorização dinâmica de binário líderes da indústria, incluindo o Sistema de Tracção Integral "Super-Handling" (SH-AWD), para criar a motorização mais sofisticada, tecnologicamente avançada e inteligente de todo o universo dos supercarros.

No coração das capacidades de performance do NSX está o novo motor V6 a 75 graus, de montagem em posição central no chassis, com cabeça DOHC e duplo turbo compressor, acoplado a uma transmissão DCT de 9 velocidades desenvolvida pela Honda. O motor V6 emprega um conjunto de válvulas compacto, inspirado na competição e sistema de lubrificação por cárter seco para ajudar a baixar o centro de gravidade. A novíssima transmissão DCT de 9 velocidades oferece mudanças super-rápidas e reduções em consonância com a rotação do motor. O motor eléctrico traseiro de acção directa, alojado entre o motor e a transmissão, auxilia as acelerações, a travagem e a transmissão na realização das mudanças. As rodas dianteiras do NSX são accionadas por dois motores eléctricos independentes de elevada potência, oferecendo respostas instantâneas de binário distribuindo-o de forma dinâmica entre a esquerda e a direita.

O NSX usa os motores eléctricos dianteiros para a vectorização dinâmica do binário adicionalmente à melhoria da aceleração e da travagem. O resultado é um arranque imediato, sem nenhum atraso, e uma maneabilidade com respostas que parecem adivinhar os desejos do condutor. O NSX foi sujeito a testes intensos nalgumas dos circuitos mais exigentes do mundo, incluindo a famosa pista de Nurburgring.

Carroçaria Avançada Multimaterial

De igual modo e mantendo o legado do NSX – o primeiro super-carro em alumínio do mundo – o novo NSX possui uma carroçaria multimateriais fabricada segundo um design inovador, com aplicações e processos de construção que são novidade a nível mundial.

O NSX utiliza um design de estrutura espacial – uma estrutura interna fabricada em alumínio, aço de resistência ultra-elevada e outros materiais avançados. Com a carroçaria ancorada num piso em fibra de carbono, as forças de torção e de flexão são suportadas exclusivamente por esta estrutura ultra-rígida, cujos componentes constituintes são unidos usando tecnologias avançadas.

O NSX usa tecnologias de ponta na fundição dos materiais e combina a flexibilidade de design e de fabrico dos processos de fundição com a resistência e o alongamento característicos de um material forjado, o que permite obter uma redução significativa do peso. Os painéis da carroçaria são feitos numa combinação de alumínio e SMC (Sheet Molding Composite = Compósito de Moldagem de Folha).

Pack Desportivo Avançado

O NSX apresenta um Pack Desportivo Avançado, com a colocação dos principais elementos da motorização – o motor central, os dois motores eléctricos dianteiros e o conjunto de baterias do sistema híbrido desportivo, bem com a unidade de controlo de potência – em locais optimizados, de forma a concentrar as massas em posição baixa e no centro do veículo, para melhorar ainda mais as respostas dinâmicas. A combinação deste conceito, com a carroçaria de baixo peso, origina um centro de gravidade bastante baixo, na realidade o mais baixo da sua classe.

O NSX usa, tanto atrás como à frente, suspensões de alumínio totalmente independentes; toda a sua considerável potência é posta na estrada através dos pneus de alta performance ContiSportContact – nas medidas 245/35Z R19 à frente e 295/30Z R20 atrás – montados em jantes de liga leve de 19x8,5 polegadas na dianteira e 20x11 polegadas na traseira. A travagem é naturalmente potente e de confiança, graças às pinças monobloco de 6 êmbolos à frente e de 4 êmbolos atrás, que actuam em discos de carbono-cerâmicos de elevada performance.

O Sistema de Tracção Integral "Super-Handling (SH-AWD) foi bastante melhorado e permite agora respostas super-rápidas a todos os comandos do condutor – direcção, travagem e aceleração – juntamente com a estabilidade, o controlo e o arranque proporcionados por um sistema de tracção integral. O Sistema de Assistência à Condução Ágil (AHA - Agile Handling Assist) recorre à aplicação subtil de travagem para realçar ainda mais as respostas da carroçaria, em termos de sobre e subviragem (yaw), oferecendo uma fantástica estabilidade dinâmica.

O Sistema Integrado de Dinâmica do NSX, accionado por botão de comando, oferece os seguintes modos: Quiet (Calmo), Sport (Desportivo), Sport+ (Desportivo+) e Track (Pista). Este sistema ajusta as respostas do motor de combustão, dos motores eléctricos, da transmissão e do chassis, bem como o nível de sonoridade do motor de combustão, com base nas necessidades do condutor e do ambiente de condução. O modo Quiet permite conduzir o carro apenas em modo eléctrico e a baixa velocidade, por períodos curtos de tempo. Passando de Sport para Sport+ e, finalmente, para modo Track, onde o NSX revela todo o seu potencial, as respostas do veículo tornam-se cada vez mais incisivas e precisas.

O NSX também possui uma função launch (modo de arranque) que oferece a derradeira performance no arranque, sem nenhum atraso ou seja, zero delay onde o motor de combustão e os dois motores eléctricos trabalham em conjunto.

Novas Instalações de Produção

O NSX será construído exclusivamente no centro de produção Performance Manufacturing Center (PMC) da empresa, localizado em Marysville, Ohio, um centro de produção novo e dedicado, onde este modelo será fabricado e montado por cerca de 100 trabalhadores altamente especializados, que realizarão todos os trabalhos, desde a construção da carroçaria, à pintura, até à montagem final com peças e componentes de fornecimento local e global.

O centro PMC e os seus processos foram desenvolvidos para oferecerem o equilíbrio perfeito entre a perícia e experiência dos colaboradores e as tecnologias à sua disposição, numa nova abordagem ao fabrico automóvel. Decidindo construir a carroçaria nas suas instalações a Honda consegue assim manter o controlo total relativamente à qualidade deste componente tão fundamental, incluindo o sempre importante aspecto da rigidez estrutural e a precisão das suspensões, bem como a montagem e acabamentos de todo o veículo – desde a fase inicial, até ao veículo completo.

Os colaboradores da Honda utilizarão técnicas inovadoras, em todos os aspectos, envolvidos no fabrico na montagem de um automóvel superior e de classe mundial.

Um super-carro, muito especial.

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